O município de Acaraú recebeu a visita técnica da
entidade Selo Unicef para a realização do II Fórum
Comunitário realizado no dia 14.06.2012, que é uma
exigência do programa, com a participação dos segmentos
da sociedade.
Este ano de 2012 será de intensas atividades relacionadas à sexta edição do Selo UNICEF Município Aprovado, a ser concluída no final do ano, quando serão certificados aqueles municípios que mais se destacaram na busca pela garantia dos direitos de suas crianças e adolescentes.
Dentre as ações a serem realizadas neste ano entra o II Fórum Comunitário – que foi realizado no mês de junho deste ano dia 14. Nesse evento, foram apresentados à comunidade os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo município ao longo desta edição e o andamento das propostas elaboradas e aprovadas pela própria comunidade durante o I Fórum Comunitário, realizado em 2010 em cada município participante.
Para a realização do II Fórum foi necessária a mediação de uma pessoa indicada pelo UNICEF.
SERVIÇO
. A ficha de solicitação da visita de mediador para a realização do II Fórum Comunitário foi solicitada pelo (a) prefeito (a).
Vejamos alguns momentos da avaliação:
ESCOLA PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES EM MAIS UMA AÇÃO PEDAGÓGICA REALIZOU NO DIA 07.06.2012 A 2ª FORMAÇÃO COM LÍDERES E VICE- LÍDERES DE SALA ONDE RETRATOU O FILME INVICTUS, TRABALHANDO O TEMA ETNIA RACIAL, LIDERANÇA E UNIÃO ENTRE OS POVOS.
VEJAMOS A SINOPSE: Acostumado a contar histórias de vingança, aqui ele conta uma história de superação através do esporte que ajudou a unir uma nação. Mandela, mesmo depois de sair da prisão, não tem esse instinto de vingança. Diferente de muitas pessoas que trabalham para ele.
A história
começa logo depois da eleição de Mandela. O país se encontra totalmente
dividido entre negros e brancos. Se antes os negros não estavam
satisfeitos com a presidência, agora são os brancos que não estão
satisfeitos. Um treinador de rúgbi declara a seus atletas, todos
brancos, que o país está largado aos cães enquanto do outro lado da rua,
num campo de terra batido, a outra parte da população comemora a
eleição de "um deles".
Caminhando
na rua, Mandela lê no jornal acima de uma foto dele: "Ele pode vencer
uma eleição, mas poderá governar um país?". "Uma pergunta pertinente.",
ele diz. Mandela deve governar um país cuja uma parte da população não o
quer lá. Essa é a sua principal preocupação, não por conta da sua
imagem ou de sua popularidade, mas porque aquilo mostra a desunião de
seu país. Antes de tudo ele quer uma única nação.
Para
isso ele conta com a ajuda do capitão do time, Pienaar, que serve como
intermediador entre os desejos de seus comandados e do presidente.
Mandela chega a entregar para o capitão, um poema chamado Invictus,
que o ajudou a enfrentar todos os anos que passou na prisão. Então a
África do Sul passa de um time desacreditado que chegou a final do
campeonato mundial para disputar contra um time tido como muito
superior.
Claro
que no final, o filme fica entregue aos jogos, o que é uma pena. Quer
dizer, estamos falando de um personagem praticamente mítico, que é
Mandela. Praticamente um santo. Passou 27 anos na prisão e saiu para
liderar o país que o aprisionou. O que ele faz? Lidera o país com uma
igualdade que chega a assustar. Realmente, Morgan Freeman era o homem
certo para esse papel. Ele transmite uma paz e tranquilidade que saem da
tela.
FOTOS DA 2ª FORMAÇÃO DE LÍDERES EVICE-LÍDERES DE SALA:
Os alunos da escola Francisca Silveira Gomes junto com A Escola Tereza de Jesus tiveram oportunidade de conhecer aldeias de índios nas localidades de Telhas e Queimadas. Com essa visita obtiveram um amplo conhecimento da cultura dos mesmos. E isso nos mostra o texto abaixo que retrata uma visão social e política.
Momento de Estudo |
Hora do Lanche |
Momento de Lazer na piscina |
Momento de Lazer jogo de voleibol |
Os alunos da escola Francisca Silveira Gomes junto com A Escola Tereza de Jesus tiveram oportunidade de conhecer aldeias de índios nas localidades de Telhas e Queimadas. Com essa visita obtiveram um amplo conhecimento da cultura dos mesmos. E isso nos mostra o texto abaixo que retrata uma visão social e política.
Articular
e construir uma demanda para as populações indígenas de Acaraú nas diversas
políticas setoriais, promovendo uma integração necessária, este é o trabalho
que vem sendo desenvolvido, e tal necessidade deriva do fato de que nestas
comunidades não é possível separar rigidamente as dimensões da vida social e
trabalhá-las isoladamente. Desta forma, a assistência social não pode estar
separada da dimensão econômica do trabalho, da cultura, da educação e da
etnicidade das comunidades tradicionais.
Além disso, qualquer pessoa, por mais leiga que
seja, tem conhecimento de todo o processo de espoliação fundiária, exploração,
preconceito e exclusão social que sofrem os índios no Brasil, desde o período
colonial. Seja por uma dificuldade linguística ou pela falta de acesso à
informação e conhecimento, as populações indígenas sempre estiveram à margem da
sociedade nacional, sem vez e voz. Tais comunidades historicamente sempre
tiveram seu destino determinado pelo colonizador, sem direito sequer de decidir
sobre sua própria vida. A partir da constituição de 1988, lentamente essa
história vem mudando, com o reconhecimento do Estado dos direitos sociais dos
índios, ratificados na Carta Magna.
Entretanto, muito ainda há por fazer até que as
comunidades indígenas atinjam um grau de autonomia e emancipação. É neste
sentido que se faz necessário que as demandas destas populações sejam
percebidas e tratadas como prioridade pelo município. O governo federal,
através das diversas políticas, tem garantido espaço e oportunidade para que
estas comunidades possam ascender do estado histórico de miséria, pobreza e esquecimento, através de
programas, projetos e políticas públicas, entre elas, a de Assistência
Social, Segurança Alimentar e Nutricional, Desenvolvimento Rural Sustentável,
entre outras.
Seguindo
esta senda, a Secretária de Assistência Social do município, na pessoa da secretária, Irene Barbosa Góes, atendendo a
uma demanda existente, resolveu criar a Assessoria Técnica às comunidades
indígenas (que na prática já existe, através do trabalho que já vem sendo
desenvolvido), vinculada a Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Empreendedorismo,
unidade gestora que primeiro abraçou a causa dos índios no município.
PROFESSORA DE HISTÓRIA MARIA IRANI ROCHA DA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES DESENVOLVE ESTUDOS COM MATERIAL PEDAGÓGICO COM O TEMA SEMIÁRIDO COM ALUNOS EM SALA PARA UM MELHOR FAZER PEDAGÓGICO EM BUSCA DE NOVOS RESULTADOS EDUCACIONAIS, UMA VEZ QUE NOSSA ESCOLA PARTICIPA ATIVAMENTE DO PROJETO SELO UNICEF EDIÇÃO 2009-2012.
PROJETO NATAL ILUMINADO COM GARRAFAS PET, PROJETO CRIADO PELA ESCOLA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES
ALUSÃO AO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA REALIZADA COM UMA PASSEATA NAS RUAS DA CIDADE E APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
DISSERTAÇÃO SOBRE A CONSCIÊNCIA NEGRA
Muitas pessoas brancas tem preconceito com as negras.
Mais só que elas não pensam.
__ Você sabia, que Deus pode ser negro.
__ Eu queria saber, se Deus voltasse à terra, porque ele vai voltar, estas pessoas iam deixar de adorá-lo só porque ele é negro?
__ Eu sou moreno e quase negro mais nem por cauda das cores eu não, ando humilhando os negros.
Muitas acham que para ser rico precisa ser branco, mas isso é uma mentira, porque existem muitos negros ricos.
O preconceito com os negros é tão grande que já virou caso de justiça.
Mas a beleza dos negros é reconhecida, em todos os lugares. Os brancos precisam de maquiagem e joias.
A consciência negra, não é para lembrar os negros, mas sim que sejam respeitados no meio da sociedade.
Consciência negra é um assunto real a consciência negra não significa racismo, significa identidade a mais e é uma honra ser negro pois é uma história verdadeiro.
A consciência negra nos leva também ao topo da fama, pois há cantores, modelos e apresentadores e muitas artistas negros, estas são uma das famosas profissões onde os negros atuam e porque são aceitos? Porque não importa a cor, o tamanho e muito menos a origem.
Aluno Iam-7º Ano “A”
EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES
ACARAÚ-CE
ALUNOS DO GT DE TRABALHO VISITAM A REGIÃO DE SANTA FÉ COMO AÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO SELO UNICEF ONDE O OBJETIVO FOI COLETAR INFORMAÇÕES SOBRE O CLIMA, TERRENO ,VEGETAÇÃO E SUAS CONDIÇÕES DE VIDA JUNTO A COMUNIDADE.
ALUNOS VISITAM O MUNICIPIO DE REDENÇÃO-CE
REPASSE DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃONA ESCOLA PARA ALUNOS
ESCOLA PROSSEGUE COM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALUNOS REALIZAM O PLANTIO DE MUDAS NA PARTE FRONTAL DA ESCOLA
ESCOLA REALIZA II GINCANA INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS E COMUNIDADE ESCOLAR MOBILIZANDO 320 ALUNOS DOS TURNOS DA MANHÃ E TARDE
REPASSE DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃONA ESCOLA PARA ALUNOS
ESCOLA PROSSEGUE COM AULAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ALUNOS REALIZAM O PLANTIO DE MUDAS NA PARTE FRONTAL DA ESCOLA
ESCOLA REALIZA II GINCANA INTERDISCIPLINAR COM ALUNOS E COMUNIDADE ESCOLAR MOBILIZANDO 320 ALUNOS DOS TURNOS DA MANHÃ E TARDE
ALUNOS ARRECADAM 900 ALIMENTOS NA II GINCANA INTERDISCIPLINAR E FAZEM DOAÇÃO A FAMILIAS CARENTES DA COMUNIDADE DE PEDRINHAS COM 45 CESTAS BÁSICAS VOLTADOS PARA UMA QUESTÃO SOCIAL
PROFESSORA AGNA MUNIZ REALIZA TRABALHOS DE PESQUISA DE CAMPO SOBRE O TEMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ALUNOS.