segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Notícias em Destaque!

A EEF Professora Francisca Silveira Gomes recebeu na noite do dia 10.12.2012 a visita de Padre Robson onde palestrou para a comunidade de Pedrinhas.





Informações sobre Pré- Inscrição da Escola de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa.
Seleção 2013.
Núcleo Gestor e Professores realizam Reunião de mobilização juntamente aos pais para o Spaece 2012.









Colégio Virgem Poderosa promove Natal Solidário e convida a EEF Professora Francisca Silveira Gomes através de seus alunos para serem homenageados.



























Culminância da II Feira de Ciências da EEF Professora Francisca Silveira Gomes
Conheça o Projeto na íntegra 2012.



IDENTIFICAÇÃO
Escola de Ensino Fundamental Professora Francisca Silveira Gomes
Travessa Maria Firmino, S/N, Bairro: Pedrinhas.
Acaraú-Ce
Cep: 62580-000
Nome do Projeto

PROJETO RECICLAR:




TENHA ATITUDE. RECICLE, REDUZA, REUTILIZE E REAPROVEITE.

Público alvo: Alunos do 4º ao 9º Ano
Responsáveis: Ensino Fundamental  II – 6º ao 9º Ano-  Professora  Sandrina
                             Ensino Fundamental  I – 4º Anos e 5º Anos – Professoras Cléia, Danielle, Cinara e Izolda.
Período: Outubro e Novembro de 2012
Culminância: 24 de novembro de 2012: Visita aos stands com encerramento.
Colaboração: Direção, Coordenação, demais professores e funcionários em geral.

  
APRESENTAÇÃO
A passagem do milênio caracteriza-se pela alta intensidade de mudanças de relevante importância e impactos econômicos, políticos e sociais. Em épocas de transformações tão radicais e abrangentes como essas, caracterizadas pela transição de uma era industrial para uma era fundamentada no conhecimento, é cada vez maior a pressão por uma educação de mais e melhores resultados, pois é crescente a confiança no valor da educação de qualidade como instrumento de desenvolvimento social. Considerando-se que no processo educativo enfrentamos dificuldades de aquisição dos conhecimentos necessários ao cidadão desse milênio, esse projeto visa promover a divulgação, a popularização e socialização das ações a serem pesquisadas. Verifica-se que o ensino tradicional não tem produzido bons resultados e que a escola deixou de ser “uma aventura agradável”. Nos espaços escolares, tem havido pouca expansão crítica e surgimento de escassas ideias brilhantes. Muitos educandos têm apresentado dificuldades para construir conhecimentos, e seu desempenho não tem sido satisfatório. Aliados a esses problemas, há o desinteresse e a indisciplina. Buscando alternativas para a contextualização do ensino bem como a familiarização do saber, em 2011 nasceu  o projeto da I Feira de Ciências e Tecnologias que teve como tema principal do Projeto: MENTES CRIATIVAS CORAÇÕES PULSANTES, com o objetivo principal de desenvolver e realizar uma feira de ciências que envolvesse toda a comunidade escolar. Com o sucesso da I Feira, se deu a necessidade de continuidade do projeto no ano de 2012, tornando-se indiscutível e irrevogável, surgindo assim, o projeto da II Feira de Ciências 2012: PROJETO RECICLAR:

               


TENHA ATITUDE. RECICLE, REDUZA, REUTILIZE E REAPROVEITE.
Percebemos que o  mundo está se tornando pequeno. O homem está estreitando os laços da comunicação. A tecnologia avançando em uma corrida desacelerada para suprir os anseios consumistas da humanidade, como também para criar técnicas que desenvolva meios eficazes para que haja uma produtividade alimentar em pouco tempo e em uma larga escala e com isso abrandar a fome do mundo.
A ação de desenvolvimento está associada à modernização da sociedade baseada no modelo industrial que tem como característica a busca da expansão constante e presumidamente iluminada. Neste sentido, o desenvolvimento sustentável rompe com a lógica da organização social vigente, convidando a novos modos de pensar e agir.


JUSTIFICATIVA
A Escola deve ser um espaço que permita o aluno pensar, aprender e agir. Com isso o enfrentamento dos problemas e mudanças ocorridos no mundo é entendido dentro de sua complexidade de forma crítica, responsável e consciente. Dentro do tema a feira de Ciências da escola deverá explorar as diferentes explicações sobre o mundo, os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem comparando-os dentro de uma concepção científica, tecnológica e atual. Considerando que uma das finalidades da escola é contribuir para a formação integral dos alunos, o tema deverá busca compreensão do processo de reciclagem no ambiente em sua complexidade. Gerando  representações do entendimento do aluno como seres humanos dentro do Universo, espaço, relações e a própria vida.
Com isso a exposição dos trabalhos será uma maneira diferente e interessante de contextualizar o tema dentro das Ciências. É o momento onde todas as ideias são expostas, driblando a rotina e exercitando a criatividade.

O presente projeto tem como princípio básico conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para estarmos no mundo é necessário cuidar. Não poluindo e criando formas de efetivar ações e atividades de respeito e preservação ao meio ambiente.
“Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Reaproveitar”, são as ações essenciais que qualquer cidadão pode e deve seguir para contribuir com o desenvolvimento sustentável.
 Chamadas de 4rs, estas ações fazem parte também da cartilha de qualquer consumidor consciente que procura através de pequenas mudanças no seu cotidiano fazer a sua parte para garantir uma vida melhor para as futuras gerações.


OBJETIVO GERAL
·         Mostrar a comunidade escolar e a comunidade onde a escola está inserida o trabalho de investigação executado pelos alunos durante um determinado período. (ver em anexo).


OBJETIVO ATITUDINAL
·         Despertar o interesse pela investigação científica desenvolvendo habilidades específicas, o senso crítico e a cooperação demonstrada através de trabalhos expostos às possibilidades de diminuir o impacto ambiental na interação com o ambiente.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·         Mobilização dos alunos valorizando o conhecimento científico interdisciplinar;
·         Desenvolver a prática investigando e buscando informações. Pois ciência se faz com investigação e criatividade, contudo, aprendendo de uma forma envolvente e agradável.
·         Orientar o aluno para o estabelecimento de um plano de implementação por meio das ações e estratégias.
·         Motivar o grupo de docentes e discentes nas ações de gerenciamento do evento com organização, dinamismo e capacidade para despertar a atenção e o reconhecimento da comunidade escolar.
·         Criar condições para o grupo utilizar o senso crítico e o perfil avaliativo e estabelecimento de um real diagnóstico dos trabalhos propostos e desenvolvidos na II Feira de Ciências.

·       Na Química
·         Conhecer que a reciclagem de materiais como metal, vidro, papel e plástico visam não só o reaproveitamento e a economia de energia, sabendo que ela contribui também para a diminuição da quantidade de lixo incinerado ou despejado em aterros sanitários e seu impacto ambiental sobre o meio ambiente.

·       Na Física
·         Conhecer uma maneira de produzir energia estática e como fazer um circuito.


RECURSOS HUMANOS
 Estudantes;
 Professores;
 Coordenadores Pedagógicos;
 Direção;
 Pais;
 Funcionários;
 Convidados (Comunidade Escolar)

RECURSOS MATERIAIS

·         Papel;
·         Jornal;
·         Tecido;
·         Embalagens de xilito e de caixa de leite;
·         Sacolas Plásticas;
·         Embalagens de Xampu;
·         Garrafas Pet;
·         Pneus;
·         Copos descartáveis;
·         Colheres descartáveis;
·         Telas de armário;
·         Tábuas.


META
ž  Realizar anualmente a Feira de Ciências escolar visando a iniciação científica dos alunos e consciência de desenvolvimento sustentável com a participação de toda a comunidade escolar.


METODOLOGIA
1-    Nas aulas de Ciências será explicado o assunto que gera o tema da Feira;
2-     Cada sala será responsável em fazer as pesquisas, catalogar todos os conhecimentos absorvidos e estudados para serem explanados no dia da culminância;
3-    Com os conhecimentos já estudados, os alunos passarão a confeccionar os objetos que servirão de modelos e experimentos para a Feira de Ciências;


PRODUTO FINAL
Ao final dos trabalhos a comunidade estudantil já estará apta a fazer estudo com todos os visitantes que irão se fazer presentes. Falarão sobre a composição da matéria, quais os danos que causa para o meio ambiente e como pode se reverter o quadro que poderia então criar uma consciência de que somos consumidores e transformadores.


CULMINÂNCIA
A Feira de Ciências ocorrerá com a abertura no pátio da escola com apresentação de teatro, dança. Cada stand será aberto ao público para visitação nas respectivas salas de aula com espaço próprio preparado para amostra dos trabalhos confeccionados a partir da reciclagem que será apresentado pelos alunos de forma criativa o assunto abordado.


RESULTADOS ESPERADOS
·         Participação efetiva da comunidade no evento;
·         Professores estimulados a desenvolver atividades de enriquecimento curricular;
·          Alunos motivados apresentando um número significativo de projetos para a feira;
·         Alunos mais preparados para a elaboração de projetos escritos;
·         Alunos com desenvoltura para a execução e apresentação de trabalhos científicos e/ou culturais.


CRONOGRAMA
02 a 26 / 10 / 2012 – Arrecadação do material a ser trabalhado na Feira;
29 / 10 /2012 a 01 / 11 / 2012 –   Estudo nas salas sobre a importância das sacolas    
                                                      retornáveis, plásticos e pneus; confecção das                         
                                                       sacolas, pinturas dos pneus e restauração das      
                                                       mesas com tecido;
03 a 09 /11/2012 – Estudos em sala dos tecidos, vidros, papéis usados na     
                               natureza;confecção dos quadros decorativos usando tecido, vidro    
                               e papel;
05 a 10 / 11 /2012 – Estudos em sala dos diversos materiais que prejudicam o ambiente, como: saco de xílico, copo descartável, colher de aniversário, caixa de leite, saco de ração animal, etc; confecção dos vestidos utilizando esses materiais;
12 a 17 / 11/ 2012 - Estudos em sala dos diversos materiais que prejudicam o ambiente, como: copos e colheres descartáveis, fita cassete, papel jornal, etc; confecção de luminárias utilizando esses materiais;
23/11/2012- Abertura Solene da IV Feira de Ciências às 16hs.
23 / 11 / 2012 –  08h às 12h: Exposição dos materiais confeccionados a partir da reciclagem nos Stands.
                               13h e 30 às 16h- Continuidade da exposição dos materiais confeccionados a partir da reciclagem nos Stands.
                                      16h e 30 min – Encerramento solene.


REFERÊNCIAS
BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, 9.394/1996.
Parâmetros Curriculares Nacionais.

Fotos abaixo:





































































Agenda – Novembro / Dezembro 2012

·         14 / 11 / 2012 (quinta-feira)– ENTREGA DAS AVALIAÇÕES à Coordenação da Escola;
·         26 a 30 / 11 / 2012 (segunda-feira a sexta-feira)– AVALIAÇÕES BIMESTRAIS (de acordo com calendário escolar);
·         01 / 12 / 2012 (sábado)– Entrega dos resultados à Secretaria da Escola; (manhã)
Elaboração final das avaliações da recuperação paralela;
Entrega das mesmas à Coordenação para impressão;
·         03 a 07 / 12 / 2012 (segunda-feira a sexta-feira)– Início da RECUPERAÇÃO PARALELA. Esta deverá acontecer dentro do horário normal das aulas;
OBS: só ficarão os alunos que não obtiveram a média, os demais deverão cumprir carga horária com atividades extraclasse devendo as mesmas serem entregues aos professores com evidências de presença e registradas nos diários;
·         10 / 12 / 2012 (segunda-feira) – Entrega dos resultados para o processo de Recuperação Final;
Listagem dos alunos por série, turma e disciplina com tabela específica entregue pela Coordenação;
Entregue das avaliações para impressão à Coordenação da Escola;
·         10 a 12 / 12 / 2012 ( segunda-feira a quarta-feira  ) – Revisão para Recuperação Final;
·         13 e 14 / 12 / 2012 (quinta-feira e sexta – feira) - Recuperação Final – de acordo com calendário específico;
·         15 / 12 / 2012 – ( sábado ) Entrega de notas;
·         17 / 12 / 2012 ( segunda-feira) - Conselho de classe do Fundamental I;
·         18 / 12 / 2012 – (terça-feira) – Conselho de Classe do Fundamental II;
·         19 / 12 / 2012 – (quarta-feira) - Entrega dos diários com os devidos registros;
·         20 / 12 / 2012 (quinta-feira)– Divulgação dos Resultados da Recuperação Final; (16h para os turnos manhã e tarde )
·         21 / 12 / 2012)- (sexta-feira) - Encerramento com formatura dos 9º Anos;

OBS: Nos dias 26 / 11/ 2012 a 21 / 12 / 2012) os professores deverão comparecer na Escola no seu horário normal. 7h30min às 11h30min, 13h às 17h.
·       A Escola não se responsabilizará pela digitação das avaliações;

CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS
Fundamental I - 4º Bimestre

AVALIAÇÕES BIMESTRAIS - 26 a 30 / 11 / 2012

1º Ano ao
 5º Ano
26 / 11
27 / 11
28 / 11
29 / 11
30 / 11
Geografia História
Ciências
Matemática
Religião
Língua Portuguesa


RECUPERAÇÃO PARALELA – 03 a 07 / 12 / 2012 (segunda a sexta-feira)

·         Dentro do horário normal de aula.

RECUPERAÇÃO FINAL – 13 e 14 / 12 / 2012 (quinta e sexta-feira)

1º Ano ao
 5º Ano
13 / 12
14 / 12
Geografia
 História
Ciências
Língua Portuguesa
 Matemática
Religião

Fundamental II – 4º Bimestre
AVALIAÇÕES BIMESTRAIS - 26 a 30 / 11 / 2012

DIA

26/11
27/11
28/11
29/11
30/11
DISCIPLINA
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
CIÊNCIAS
ED. FISICA
GEOGRAFIA
INGLÊS
HISTÓRIA
RELIGIÃO

Escalas dos professores



6º Ano A
6º Ano B
6º Ano C
7º Ano A
7º Ano B
7º Ano C
Apoio
Segunda
Eliane
Irani
P. Roberto
Sandrina
Ferreira
Cinara
Danielle
Terça
Ferreira
P. Roberto
Sandrina
Agna
Irani
Danielle
---------
Quarta
Irani
Sandrina
Eliane
Agna
Ferreira
P. Roberto
Danielle
Quinta
Eliane
P. Roberto
Ferreira
Sandrina
Irani
Ferreira
Danielle
Sexta
Agna
Eliane
P. Roberto
Ferreira
Sandrina
Irani
Danielle


8º Ano A
8º Ano B
9º Ano A
9º Ano B
Apoio
Segunda
Sandrina
Sales
Irani
P. Roberto
Raquel / Agna
Terça
Irani
Raquel
Agna
Sales
Eliane / Roberto
Quarta
Irani
Raquel
Agna
P. Roberto
Sales / Sandrina
Quinta
Sandrina
Irani
Agna
Sales
Roberto / Raquel / Eliane
Sexta
Sandrina
Sales
Agna
Irani
Roberto /  Raquel 
Obs: Lembrando que os horários de estudo (casa) dos professores serão sempre no último tempo.
Conforme combinado no Planejamento do dia 06/ 11 / 2012.

RECUPERAÇÃO PARALELA – 03 a 07 / 12 / 2012 (segunda a sexta-feira)
·       Dentro do horário normal de aula.
RECUPERAÇAO FINAL Período – 13 e 14/ Dezembro – 2012

DIA / DISCIPLINA
13/12
14/12
PORTUGUÊS
MATEMÁTICA
INGLÊS
CIÊNCIAS
HISTÓRIA
ED. FÍSICA
GEOGRAFIA
-


Escola Professora Francisca Silveira Gomes realiza a Premiação ao times vencedores da  IV Semana Esportiva.




































Escola Professora Francisca Silveira Gomes realiza a IV Semana Esportiva. Parabéns a todos os alunos, gestores, professores e funcionários. Foi um Sucesso! Nosso reconhecimento especial ao professor Sales e ao professor Paulo Roberto pelo belo trabalho realizado por vocês em mais um ano de atividades esportivas em nossa escola.Parabéns a todos que se envolveram diretamente e indiretamente em mais uma ação coletiva de nossa unidade de ensino.



























Palestra com Pastor Humberto motiva pais,funcionários e alunos!






















































Iniciam-se os trabalhos para a II FEIRA DE CIÊNCIAS da EEF Professora Francisca Silveira Gomes que se realizará no dia 23.11.2012.











PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS REALIZAM ANIVERSÁRIO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA DO 1º AO 5º ANO VALDIRENE E DA COORDENADORA DE PAIS RENATA.







ALUNOS DA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES PARTICIPAM DO CONCURSO INTERNACIONAL SOBRE A PAZ PROMOVIDO PELO  LIONS CLUBE DE ACARAÚ.













Alunos da EEF Professora Francisca Silveira Gomes visitam a  VI FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA REALIZADA PELAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 3ª CREDE.










Alunos da EEF Professora Francisca Silveira Gomes visitam a feira Cultural do Colégio Virgem Poderosa.
























Escola Professora Francisca Silveira Gomes homenageia Professor em seu dia!Parabéns Professores.
A você professor...
Que transmite conhecimentos e colabora para que seus alunos cresçam e desenvolvam suas habilidades e talentos, preparando-os para os desafios da vida.
A você professor...
Que renuncia um pouco de si a cada dia e não só ensina, mas também torna-se um eterno aprendiz diante de seus educandos.
A você professor...
Que dedica seu tempo para despertar a sabedoria, questionar a vida e mostrar a realidade.
A você professor...
Que abre as portas de um novo amanhã e colabora para que seus alunos alcancem seus objetivos, estimulando-os, compreendendo-os e comunicando-lhes saber.
A você professor...
Que tem a missão não só de ensinar conteúdos, mas de ensinar os caminhos da paz, da esperança, da coragem e do amor.
A você professor...
Que traz em suas mãos não só livros, cadernos, provas e trabalhos, mas também traz no coração a alegria, o dinamismo e a didática para transmitir conhecimentos.
A você professor...
Que busca através de seus ensinamentos não apenas gerar consciência crítica, mas auxiliar na formação plena do indivíduo.
A você professor...
Que com seu carisma faz desabrochar a ternura, a sensibilidade, o intelecto, a consciência cidadã e desperta a religiosidade em seus alunos.
A você professor...
Que quando semeia em terreno fértil, se encanta com a colheita e realiza-se ao perceber que tem indicado o caminho a muitos.
A você professor...
Que faz os alunos perceberem que são capazes não apenas de sonharem, mas de realizarem seus sonhos!
Por você professor...
Elevamos a Deus nossa prece de gratidão, pedindo que o abençoe hoje e sempre.

Parabéns pelo seu dia!

“Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério. 
Se tem o dom de ensinar, que ensine.” 
(Rm 12,7)

















CANDIDATOS ELEIÇÕES GRÊMIO ESTUDANTIL 2015


ATE BREVE !