A EEF Professora Francisca Silveira Gomes recebeu na noite do dia 10.12.2012 a visita de Padre Robson onde palestrou para a comunidade de Pedrinhas.
Informações sobre Pré- Inscrição da Escola de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa.
Seleção 2013.
Núcleo Gestor e Professores realizam Reunião de mobilização juntamente aos pais para o Spaece 2012.
Colégio Virgem Poderosa promove Natal Solidário e convida a EEF Professora Francisca Silveira Gomes através de seus alunos para serem homenageados.
Culminância da II Feira de Ciências da EEF Professora Francisca Silveira Gomes
Conheça o Projeto na íntegra 2012.
Agenda – Novembro / Dezembro 2012
Informações sobre Pré- Inscrição da Escola de Educação Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa.
Seleção 2013.
Núcleo Gestor e Professores realizam Reunião de mobilização juntamente aos pais para o Spaece 2012.
Colégio Virgem Poderosa promove Natal Solidário e convida a EEF Professora Francisca Silveira Gomes através de seus alunos para serem homenageados.
Culminância da II Feira de Ciências da EEF Professora Francisca Silveira Gomes
Conheça o Projeto na íntegra 2012.
IDENTIFICAÇÃO
Escola de Ensino Fundamental
Professora Francisca Silveira Gomes
Travessa Maria Firmino, S/N,
Bairro: Pedrinhas.
Acaraú-Ce
Cep: 62580-000
Nome
do Projeto
PROJETO RECICLAR:
TENHA ATITUDE. RECICLE,
REDUZA, REUTILIZE E REAPROVEITE.
|
|
Público
alvo:
Alunos do 4º ao 9º Ano
Responsáveis: Ensino
Fundamental II – 6º ao 9º Ano- Professora Sandrina
Ensino
Fundamental I – 4º Anos e 5º Anos –
Professoras Cléia, Danielle, Cinara e Izolda.
Período:
Outubro e Novembro de 2012
Culminância: 24 de novembro de 2012: Visita aos stands com encerramento.
Colaboração:
Direção, Coordenação, demais professores e funcionários em geral.
APRESENTAÇÃO
A passagem do milênio caracteriza-se pela alta intensidade de mudanças
de relevante importância e impactos econômicos, políticos e sociais. Em épocas
de transformações tão radicais e abrangentes como essas, caracterizadas pela
transição de uma era industrial para uma era fundamentada no conhecimento, é
cada vez maior a pressão por uma educação de mais e melhores resultados, pois é
crescente a confiança no valor da educação de qualidade como instrumento de
desenvolvimento social. Considerando-se que no processo educativo enfrentamos
dificuldades de aquisição dos conhecimentos necessários ao cidadão desse
milênio, esse projeto visa promover a divulgação, a popularização e
socialização das ações a serem pesquisadas. Verifica-se que o ensino
tradicional não tem produzido bons resultados e que a escola deixou de ser “uma
aventura agradável”. Nos espaços escolares, tem havido pouca expansão crítica e
surgimento de escassas ideias brilhantes. Muitos educandos têm apresentado
dificuldades para construir conhecimentos, e seu desempenho não tem sido
satisfatório. Aliados a esses problemas, há o desinteresse e a indisciplina.
Buscando alternativas para a contextualização do ensino bem como a familiarização
do saber, em 2011 nasceu o projeto da I
Feira de Ciências e Tecnologias que teve como tema principal do Projeto: MENTES CRIATIVAS CORAÇÕES PULSANTES, com
o objetivo principal de desenvolver e realizar uma feira de ciências que
envolvesse toda a comunidade escolar. Com o sucesso da I Feira, se deu a
necessidade de continuidade do projeto no ano de 2012, tornando-se indiscutível
e irrevogável, surgindo assim, o projeto da II Feira de Ciências 2012: PROJETO
RECICLAR:
TENHA ATITUDE. RECICLE, REDUZA,
REUTILIZE E REAPROVEITE.
|
|
Percebemos que o mundo está se tornando pequeno. O homem está
estreitando os laços da comunicação. A tecnologia avançando em uma corrida
desacelerada para suprir os anseios consumistas da humanidade, como também para
criar técnicas que desenvolva meios eficazes para que haja uma produtividade
alimentar em pouco tempo e em uma larga escala e com isso abrandar a fome do
mundo.
A ação
de desenvolvimento está associada à modernização da sociedade baseada no modelo
industrial que tem como característica a busca da expansão constante e
presumidamente iluminada. Neste sentido, o desenvolvimento sustentável rompe
com a lógica da organização social vigente, convidando a novos modos de pensar
e agir.
JUSTIFICATIVA
A Escola
deve ser um espaço que permita o aluno pensar, aprender e agir. Com isso o enfrentamento
dos problemas e mudanças ocorridos no mundo é entendido dentro de sua
complexidade de forma crítica, responsável e consciente. Dentro do tema a feira
de Ciências da escola deverá explorar as diferentes explicações sobre o mundo,
os fenômenos da natureza e as transformações produzidas pelo homem
comparando-os dentro de uma concepção científica, tecnológica e atual. Considerando
que uma das finalidades da escola é contribuir para a formação integral dos
alunos, o tema deverá busca compreensão do processo de reciclagem no ambiente
em sua complexidade. Gerando representações do entendimento do aluno como
seres humanos dentro do Universo, espaço, relações e a própria vida.
Com isso a exposição dos trabalhos será uma maneira
diferente e interessante de contextualizar o tema dentro das Ciências. É o
momento onde todas as ideias são expostas, driblando a rotina e exercitando a
criatividade.
O
presente projeto tem como princípio básico conscientizar os alunos e a
comunidade escolar sobre a necessidade de se construir uma prática social
baseada na preservação do ambiente, isto é, para ter consciência de que para
estarmos no mundo é necessário cuidar. Não poluindo e criando formas de
efetivar ações e atividades de respeito e preservação ao meio ambiente.
“Reduzir, Reutilizar, Reciclar e
Reaproveitar”, são as ações essenciais que qualquer
cidadão pode e deve seguir para contribuir com o desenvolvimento sustentável.
Chamadas de 4rs, estas ações fazem parte
também da cartilha de qualquer consumidor consciente que procura através de
pequenas mudanças no seu cotidiano fazer a sua parte para garantir uma vida
melhor para as futuras gerações.
OBJETIVO
GERAL
·
Mostrar a comunidade escolar e a comunidade
onde a escola está inserida o trabalho de investigação executado pelos alunos
durante um determinado período. (ver em anexo).
OBJETIVO
ATITUDINAL
·
Despertar o interesse pela investigação
científica desenvolvendo habilidades específicas, o senso crítico e a
cooperação demonstrada através de trabalhos expostos às possibilidades de
diminuir o impacto ambiental na interação com o ambiente.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
·
Mobilização dos alunos valorizando o conhecimento
científico interdisciplinar;
·
Desenvolver a prática investigando e buscando
informações. Pois ciência se faz com investigação e criatividade, contudo,
aprendendo de uma forma envolvente e agradável.
·
Orientar o aluno para o estabelecimento de um plano
de implementação por meio das ações e estratégias.
·
Motivar o grupo de docentes e discentes nas ações
de gerenciamento do evento com organização, dinamismo e capacidade para
despertar a atenção e o reconhecimento da comunidade escolar.
·
Criar condições para o grupo utilizar o senso
crítico e o perfil avaliativo e estabelecimento de um real diagnóstico dos
trabalhos propostos e desenvolvidos na II
Feira de Ciências.
·
Na
Química
·
Conhecer que a reciclagem de materiais como
metal, vidro, papel e plástico visam não só o reaproveitamento e a economia de
energia, sabendo que ela contribui também para a diminuição da quantidade de
lixo incinerado ou despejado em aterros sanitários e seu impacto ambiental
sobre o meio ambiente.
·
Na
Física
·
Conhecer uma maneira de produzir energia
estática e como fazer um circuito.
RECURSOS HUMANOS
Estudantes;
Professores;
Coordenadores Pedagógicos;
Direção;
Pais;
Funcionários;
Convidados (Comunidade
Escolar)
RECURSOS
MATERIAIS
·
Papel;
·
Jornal;
·
Tecido;
·
Embalagens de xilito e de caixa de leite;
·
Sacolas Plásticas;
·
Embalagens de Xampu;
·
Garrafas Pet;
·
Pneus;
·
Copos descartáveis;
·
Colheres descartáveis;
·
Telas de armário;
·
Tábuas.
META
Realizar
anualmente a Feira de Ciências escolar visando a iniciação científica dos
alunos e consciência de desenvolvimento sustentável com a participação de toda
a comunidade escolar.
METODOLOGIA
1- Nas
aulas de Ciências será explicado o assunto que gera o tema da Feira;
2- Cada sala será responsável em fazer as
pesquisas, catalogar todos os conhecimentos absorvidos e estudados para serem
explanados no dia da culminância;
3- Com
os conhecimentos já estudados, os alunos passarão a confeccionar os objetos que
servirão de modelos e experimentos para a Feira de Ciências;
PRODUTO
FINAL
Ao
final dos trabalhos a comunidade estudantil já estará apta a fazer estudo com
todos os visitantes que irão se fazer presentes. Falarão sobre a composição da
matéria, quais os danos que causa para o meio ambiente e como pode se reverter
o quadro que poderia então criar uma consciência de que somos consumidores e
transformadores.
CULMINÂNCIA
A
Feira de Ciências ocorrerá com a abertura no pátio da escola com apresentação
de teatro, dança. Cada stand será aberto ao público para visitação nas
respectivas salas de aula com espaço próprio preparado para amostra dos
trabalhos confeccionados a partir da reciclagem que será apresentado pelos
alunos de forma criativa o assunto abordado.
RESULTADOS
ESPERADOS
·
Participação efetiva da comunidade no evento;
·
Professores estimulados a desenvolver
atividades de enriquecimento curricular;
·
Alunos
motivados apresentando um número significativo de projetos para a feira;
·
Alunos mais preparados para a elaboração de
projetos escritos;
·
Alunos com desenvoltura para a execução e
apresentação de trabalhos científicos e/ou culturais.
CRONOGRAMA
02
a 26 / 10 / 2012 – Arrecadação do material a ser trabalhado na Feira;
29 /
10 /2012 a 01 / 11 / 2012 – Estudo nas salas sobre a importância das
sacolas
retornáveis, plásticos e pneus; confecção das
sacolas, pinturas dos pneus e restauração das
mesas com tecido;
03
a 09 /11/2012 – Estudos em sala dos tecidos, vidros, papéis usados na
natureza;confecção
dos quadros decorativos usando tecido, vidro
e papel;
05 a 10 / 11 /2012 – Estudos em sala dos
diversos materiais que prejudicam o ambiente, como: saco de xílico, copo
descartável, colher de aniversário, caixa de leite, saco de ração animal, etc;
confecção dos vestidos utilizando esses materiais;
12 a 17 / 11/ 2012 - Estudos em sala dos
diversos materiais que prejudicam o ambiente, como: copos e colheres
descartáveis, fita cassete, papel jornal, etc; confecção de luminárias
utilizando esses materiais;
23/11/2012- Abertura Solene da IV Feira de
Ciências às 16hs.
23 / 11 / 2012 – 08h às 12h: Exposição dos materiais confeccionados
a partir da reciclagem nos Stands.
13h e 30 às 16h-
Continuidade da exposição dos materiais confeccionados a partir da reciclagem
nos Stands.
16h e 30
min – Encerramento solene.
REFERÊNCIAS
BRASIL.Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, 9.394/1996.
Parâmetros Curriculares Nacionais.
Fotos abaixo:
Agenda – Novembro / Dezembro 2012
·
14 / 11 /
2012 (quinta-feira)– ENTREGA
DAS AVALIAÇÕES à Coordenação da Escola;
·
26 a 30 /
11 / 2012 (segunda-feira a sexta-feira)– AVALIAÇÕES BIMESTRAIS (de acordo com calendário escolar);
·
01 / 12 /
2012 (sábado)– Entrega dos resultados à Secretaria da Escola; (manhã)
Elaboração final das
avaliações da recuperação paralela;
Entrega das mesmas à
Coordenação para impressão;
·
03 a 07 /
12 / 2012 (segunda-feira a sexta-feira)– Início da RECUPERAÇÃO PARALELA. Esta deverá acontecer
dentro do horário normal das aulas;
OBS: só ficarão os alunos que não obtiveram a média, os demais
deverão cumprir carga horária com atividades extraclasse devendo as mesmas serem
entregues aos professores com evidências de presença e registradas nos diários;
·
10 / 12 /
2012 (segunda-feira) – Entrega dos resultados para o processo de
Recuperação Final;
Listagem dos alunos por
série, turma e disciplina com tabela específica entregue pela Coordenação;
Entregue das avaliações para
impressão à Coordenação da Escola;
·
10 a 12 /
12 / 2012 ( segunda-feira a quarta-feira ) – Revisão para Recuperação Final;
·
13 e 14 /
12 / 2012 (quinta-feira e sexta – feira) - Recuperação Final – de acordo com calendário específico;
·
15 / 12 /
2012 – ( sábado ) Entrega de notas;
·
17 / 12 /
2012 ( segunda-feira) -
Conselho de classe do Fundamental I;
·
18 / 12 /
2012 – (terça-feira) – Conselho de Classe do Fundamental II;
·
19 / 12 /
2012 – (quarta-feira) - Entrega
dos diários com os devidos registros;
·
20 / 12 /
2012 (quinta-feira)– Divulgação dos Resultados da Recuperação
Final; (16h para os turnos manhã e tarde )
·
21 / 12 / 2012)- (sexta-feira) -
Encerramento com formatura dos 9º Anos;
OBS: Nos dias 26 / 11/ 2012 a 21 / 12 / 2012) os professores deverão
comparecer na Escola no seu horário normal. 7h30min às 11h30min, 13h às 17h.
· A Escola não
se responsabilizará pela digitação
das avaliações;
CALENDÁRIO DAS AVALIAÇÕES BIMESTRAIS
Fundamental
I - 4º Bimestre
AVALIAÇÕES BIMESTRAIS - 26 a 30 / 11 / 2012
1º Ano ao
5º Ano
|
26 / 11
|
27 / 11
|
28 / 11
|
29 / 11
|
30 / 11
|
Geografia História
|
Ciências
|
Matemática
|
Religião
|
Língua Portuguesa
|
RECUPERAÇÃO PARALELA – 03 a 07 / 12 / 2012 (segunda a sexta-feira)
·
Dentro do horário normal de aula.
RECUPERAÇÃO FINAL – 13 e 14 / 12 / 2012 (quinta e sexta-feira)
1º Ano ao
5º Ano
|
13 / 12
|
14 / 12
|
Geografia
História
Ciências
|
Língua Portuguesa
Matemática
Religião
|
Fundamental II – 4º
Bimestre
AVALIAÇÕES BIMESTRAIS - 26 a 30
/ 11 / 2012
DIA
|
26/11
|
27/11
|
28/11
|
29/11
|
30/11
|
DISCIPLINA
|
PORTUGUÊS
|
MATEMÁTICA
|
CIÊNCIAS
ED.
FISICA
|
GEOGRAFIA
INGLÊS
|
HISTÓRIA
RELIGIÃO
|
Escalas dos
professores
6º Ano A
|
6º Ano B
|
6º Ano C
|
7º Ano A
|
7º Ano B
|
7º Ano C
|
Apoio
|
|
Segunda
|
Eliane
|
Irani
|
P. Roberto
|
Sandrina
|
Ferreira
|
Cinara
|
Danielle
|
Terça
|
Ferreira
|
P. Roberto
|
Sandrina
|
Agna
|
Irani
|
Danielle
|
---------
|
Quarta
|
Irani
|
Sandrina
|
Eliane
|
Agna
|
Ferreira
|
P. Roberto
|
Danielle
|
Quinta
|
Eliane
|
P. Roberto
|
Ferreira
|
Sandrina
|
Irani
|
Ferreira
|
Danielle
|
Sexta
|
Agna
|
Eliane
|
P. Roberto
|
Ferreira
|
Sandrina
|
Irani
|
Danielle
|
8º Ano A
|
8º Ano B
|
9º Ano A
|
9º Ano B
|
Apoio
|
|
Segunda
|
Sandrina
|
Sales
|
Irani
|
P.
Roberto
|
Raquel
/ Agna
|
Terça
|
Irani
|
Raquel
|
Agna
|
Sales
|
Eliane
/ Roberto
|
Quarta
|
Irani
|
Raquel
|
Agna
|
P.
Roberto
|
Sales
/ Sandrina
|
Quinta
|
Sandrina
|
Irani
|
Agna
|
Sales
|
Roberto
/ Raquel / Eliane
|
Sexta
|
Sandrina
|
Sales
|
Agna
|
Irani
|
Roberto
/ Raquel
|
Obs: Lembrando que os horários de estudo (casa) dos professores
serão sempre no último tempo.
Conforme
combinado no Planejamento do dia 06/ 11 / 2012.
RECUPERAÇÃO PARALELA – 03 a 07 / 12 / 2012 (segunda a sexta-feira)
·
Dentro do horário normal de aula.
RECUPERAÇAO
FINAL Período – 13 e 14/ Dezembro – 2012
DIA
/ DISCIPLINA
|
|
13/12
|
14/12
|
PORTUGUÊS
|
MATEMÁTICA
|
INGLÊS
|
CIÊNCIAS
|
HISTÓRIA
|
ED. FÍSICA
|
GEOGRAFIA
|
-
|
Escola Professora Francisca Silveira Gomes realiza a Premiação ao times vencedores da IV Semana Esportiva.
Escola Professora Francisca Silveira Gomes realiza a IV Semana Esportiva. Parabéns a todos os alunos, gestores, professores e funcionários. Foi um Sucesso! Nosso reconhecimento especial ao professor Sales e ao professor Paulo Roberto pelo belo trabalho realizado por vocês em mais um ano de atividades esportivas em nossa escola.Parabéns a todos que se envolveram diretamente e indiretamente em mais uma ação coletiva de nossa unidade de ensino.
Palestra com Pastor Humberto motiva pais,funcionários e alunos!
Iniciam-se os trabalhos para a II FEIRA DE CIÊNCIAS da EEF Professora Francisca Silveira Gomes que se realizará no dia 23.11.2012.
PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS REALIZAM ANIVERSÁRIO DA COORDENADORA PEDAGÓGICA DO 1º AO 5º ANO VALDIRENE E DA COORDENADORA DE PAIS RENATA.
ALUNOS DA EEF PROFESSORA FRANCISCA SILVEIRA GOMES PARTICIPAM DO CONCURSO INTERNACIONAL SOBRE A PAZ PROMOVIDO PELO LIONS CLUBE DE ACARAÚ.
Alunos da EEF Professora Francisca Silveira Gomes visitam a VI FEIRA REGIONAL DE CIÊNCIAS E CULTURA REALIZADA PELAS ESCOLAS ESTADUAIS DA 3ª CREDE.
Alunos da EEF Professora Francisca Silveira Gomes visitam a feira Cultural do Colégio Virgem Poderosa.
Escola Professora Francisca Silveira Gomes homenageia Professor em seu dia!Parabéns Professores.
A você professor...
Que transmite conhecimentos e colabora para que seus alunos cresçam e desenvolvam suas habilidades e talentos, preparando-os para os desafios da vida.A você professor...
Que renuncia um pouco de si a cada dia e não só ensina, mas também torna-se um eterno aprendiz diante de seus educandos.
A você professor...
Que dedica seu tempo para despertar a sabedoria, questionar a vida e mostrar a realidade.
A você professor...
Que abre as portas de um novo amanhã e colabora para que seus alunos alcancem seus objetivos, estimulando-os, compreendendo-os e comunicando-lhes saber.
A você professor...
Que tem a missão não só de ensinar conteúdos, mas de ensinar os caminhos da paz, da esperança, da coragem e do amor.
A você professor...
Que traz em suas mãos não só livros, cadernos, provas e trabalhos, mas também traz no coração a alegria, o dinamismo e a didática para transmitir conhecimentos.
A você professor...
Que busca através de seus ensinamentos não apenas gerar consciência crítica, mas auxiliar na formação plena do indivíduo.
A você professor...
Que com seu carisma faz desabrochar a ternura, a sensibilidade, o intelecto, a consciência cidadã e desperta a religiosidade em seus alunos.
A você professor...
Que quando semeia em terreno fértil, se encanta com a colheita e realiza-se ao perceber que tem indicado o caminho a muitos.
A você professor...
Que faz os alunos perceberem que são capazes não apenas de sonharem, mas de realizarem seus sonhos!
Por você professor...
Elevamos a Deus nossa prece de gratidão, pedindo que o abençoe hoje e sempre.
Parabéns pelo seu dia!
“Aquele que é chamado ao ministério, dedique-se ao ministério.
Se tem o dom de ensinar, que ensine.”
(Rm 12,7)