PROJETO VIVENCIANDO
VALORES NA ESCOLA
Público Alvo:
O
projeto será aplicado em toda a escola ( 20 turmas do 1º ao 9º ano ) com alunos
entre 06 e 16 anos, na escola Professora Francisca Silveira Gomes- Bairro –
Pedrinhas.
Duração:
08 meses (Fevereiro á outubro)
Apresentação
Este projeto tem por finalidade promover a construção de uma cidadania
sadia, crítica, comparativa e consciente em seu educando, tornando-se
participativos como cidadãos no desempenho do seu papel, frente aos seus
direitos e deveres, e respeitosos perante os direitos e deveres, dos seus
semelhantes na sociedade em que vivem.
Sabemos que implementar valores autênticos numa cultura consumista não é
tarefa simples. Introduzir novos hábitos nas salas de aula pressupõe uma
mudança de comportamento, que exige um acompanhamento sistemático nosso, como
educadores que somos.
Por que
vivenciar Valores?
Os valores motivam o comportamento e a atividade humana. São a fonte de
energia que mantém a autoconfiança e a objetividade. Hoje, na maioria dos
países, os povos são influenciados pela ideologia materialista que cria uma
cultura de acúmulo, posse, egoísmo e ganância. Consequência: os autênticos perdem o brilho da verdade e a força
para sustentar e preservar uma cultura digna do ser humano. Essa distorção de
princípios é uma das causas da crise em que vivemos no mundo moderno, marcado
pela inquietação, insegurança e, obviamente, ausência de paz.
A violência, os comportamentos negativos, estimulados pelos meios de
comunicação, a desagregação da família, as desigualdades sociais são alguns dos
resultados visíveis de uma época contaminada pela inversão de valores.
Este quadro indica a necessidade de reformarmos nosso comportamento e,
para que isso aconteça, temos que resgatar e vivenciar os momentos de verdade e
harmonia no planeta terra.
Justificativa
Resgatar e vivenciar os Valores morais e culturais que parecem
adormecidos ou esquecidos em prol de uma modernidade sem limites, materialista,
que tira da criança, do jovem o direito de sonhar, ter esperança e acreditar em
uma perspectiva de vida, onde haja uma convivência pacífica e harmoniosa,
começando pela relação família, comunidade e escola.
Nós ( professoras ) que fazemos o Centro de Multimeios da EEEF
Professora Francisca Silveira Gomes, cientes dos efeitos nocivos de uma
sociedade desestruturada sobre crianças e jovens, resolvemos desenvolver o projeto-
Vivenciando Valores na Escola que levará à comunidade estudantil possibilidades
de começar e recomeçar, refletir e praticar valores básicos como a paz, o amor,
o respeito, a solidariedade etc.
O projeto será desenvolvido de tal forma que, a cada mês, haja um novo
valor a ser trabalhado com os alunos. Isso implicará numa série de atividades
direcionadas e desenvolvidas dentro e fora do estabelecimento de ensino. Desta
maneira, toda a comunidade escolar acabará sensibilizada e estimulada a
refletir e trabalhar sobre uma nova perspectiva na vida diária.
Objetivo
Geral
Apresentar as crianças e o jovem que,
ao despertar os valores que existem no seu íntimo, inicia-se o processo de
transformação da realidade social ao qual está inserido.
Objetivos
Específicos
v Incentivar
a comunidade escolar a pesquisar e a vivenciar valores de ordem superior, como
qualidades inerentes a cada pessoas, independentemente da classe econômica,
social ou cultural que a instituição está inserida.
v Criar
um ambiente seguro para que todos explorem e expressem estes valores,
individual e coletivo, desenvolvendo maior entendimento, motivação e
responsabilidade em fazer escolhas positivas.
v Direcionar
os valores como fonte geradora de paz, segurança, dignidade e evolução social.
v Realizar
palestras e oficinas com temas direcionadas aos alunos, pais e funcionários.
Este projeto abrangerá toda a comunidade escolar, com participação
efetiva dos alunos e professores do Ensino Fundamental I e II, divididos e
organizados por tópicos; os quais; se dá no período de um ano letivo, com cada
valor sendo trabalhado, mensalmente, ou de meio ano, com um valor quinzenal.
·
Fevereiro \ Março - Organização
·
Março\ Abril - União
·
Abril\ Maio - Amor
·
Julho\ Agosto - Responsabilidade
·
Agosto\ Setembro - Respeito
·
Setembro\ Outubro - Obediência e Disciplina
·
Novembro – Amizade
Recursos
Serão utilizadas todas as fontes de
pesquisas possíveis:
Ø
Vídeos
e filmes (Mãos Talentosas, A corrente do Bem, Desafiando Gigante, A virada,
Entre outros);
Ø
Revistas;
Ø
Músicas;
Ø
Jornais;
Ø
Materiais
recicláveis;
Ø
Entrevistas;
Ø
Palestras;
Ø
Aulas
extraclasses para pesquisa e levantamento de dados;
Ø
Multimídia
Desenvolvimento
Os
temas abordados dentro da proposta dos Valores serão trabalhados com as turmas
divididas em equipes ou individual com as seguintes sugestões de atividades:
ü
Murais
inspirando as crianças a trazerem fotos, poesias, músicas, histórias etc,
relacionadas ao tema.
ü
Criação
de frases sugestivas pelos alunos e professores que, depois de selecionadas,
podem ser lidas e comentadas com a turma.
ü
Algumas
histórias selecionadas de contos de fadas e fábulas, histórias bíblicas e
verídicas, notícias de jornal entre outras podem ser trabalhadas como ponto de
apoio e ponto de referência para reflexão sobre o valor em exposição na sala.
ü
Todos
os fatos que as crianças trouxerem para a sala de aula, fatos que ocorrerem na
escola, em casa ou até mesmo na própria sala de aula e na comunidade em que
mora, deverão ser apresentados como fontes de aprendizado na área dos valores,
mesmo que o fato não esteja ligado ao valor do mês.
O professor sempre deverá estar atento para
aproveitar todas as chances em que a própria vida se torna uma lição.
ü
Músicas
que falem do tema podem ser ouvidas, cantadas ou criadas com os alunos. As
letras também podem ser exploradas.
ü
Passeios
a lugares escolhidos, procurando travar uma relação entre o local e o valor.
ü
Peças
de teatro escritas e encenadas pelos alunos, com apresentação para toda escola.
ü
Uma
pesquisa e seleção de filmes e desenhos animados, conduzindo-se a uma reflexão
antes e depois.
ü
Profissionais
de diversas áreas podem ser convidados para uma visita, sugerindo uma exposição
de suas experiências específicas, inspirando a vivencia do valor, mostrando
através da prática profissional a relação do valor com a vida. Por exemplo, no
mês do amor, da paz, convidar um padre ou uma pessoa que domine o assunto em
questão.
ü
Murais
com nomes das crianças e espaços para serem preenchidos com estrelas coloridas,
na medida em que elas apresentem comportamentos positivos. Cada cor de estrela
representa uma qualidade, por exemplo: estrelas azuis- capricho, vermelhas-
obediência e assim por diante. P ara os menores isto surtirá um efeito
estimulante; eles vão querer ter seus nomes cheios de todas as cores de
estrelas.
ü
Realização
de paródia com as turmas maiores.
ü
Trabalhar
com dramatizações.
ü
Atividades
de expressão corporal
ü
Desenhos,
pinturas.
ü
Redação:
Amar é...
ü
Trabalhar
com alunos denominando-os de “Guardiões da Escola”- grupo de aluno que serão
responsáveis em monitorar, fiscalizar, conscientizar quanto aos cuidados com a
escola e a manutenção de um ambiente de convívio agradável.
Ação dos professores:
Além de trabalhar os valores dentro de sua
disciplina, cada professor, todos os dias, lerá mensagens, com temas
relacionados a valores, para as turmas, onde serão feitos comentários, geração
de opiniões e produção de textos.
O projeto será desenvolvido
nas seguintes disciplinas:
Língua
Portuguesa: Conceito
do valor exposto e dramatização da realidade desse valor e produções textuais.
Matemática:
Dados e gráficos estatísticos das consequências
de violência na cidade, no estado e no país para mostrar aos alunos o quanto é
necessário o resgate desse valor em estudo.
Inglês: Músicas
e tradução de letras de músicas, elaboração de histórias em quadrinhos e uso do
dicionário de inglês de acordo com o tema selecionado.
Geografia: Valorização
das relações entre as pessoas e textos sobre valores.
História: Relatórios
escritos ou verbais sobre filmes assistidos.
Ciências: Valores
ambientais.
Artes: Confecção
e pinturas de artigos referentes ao valor trabalhado onde os mesmos serviram de
decoração da sala de aula até mesma da escola visando o trabalho em equipe.
Ensino Religioso: Mensagens
bíblicas, estudos de passagens bíblicas, orações, músicas e reflexões referentes
ao tema em estudo.
Educação Física: Danças,
músicas, expressão corporal
Culminância do projeto:
O projeto culminará sempre ao final de cada mês, com alunos e professores
numa exposição cultural a qual será realizada por cada turma.
Os alunos poderão apresentá-los em forma de teatro, paródia, jograis, poesias,
músicas, danças e ações representadas através de painéis fotográficos dos
trabalhos realizados no chão da sala com o auxílio do multimídia.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados por seu
desempenho nas atividades. Serão também avaliados pela sua postura nas
diferentes situações e locais, sua capacidade de trabalho em pequenos e grandes
grupos.
Mês
|
Dia\
Culminância
|
Valor
|
Horário
|
Fevereiro\Março
|
27.02 à 24.03 (segunda-feira)
|
Organização
|
Depois do intervalo
|
Março\Abril
|
26.03 à 25.04
(sexta-feira)
|
União
|
Depois do intervalo
|
Abril\Maio
|
28.04 à 28.05 (quarta-feira)
|
Amor
|
Depois do intervalo
|
Junho\Julho
|
11.06 à 14.07 -
Copa
|
Férias
|
|
Julho\Agosto
|
23.07 à 23.08
(Sábado Letivo)
|
Respeito
|
Depois do Intervalo
|
Agosto\Setembro
|
27.08 à 05.09 (sexta-feira)
|
Responsabilidade
|
Depois do intervalo
|
Setembro\Outubro
|
29.09 à 24.10 (
Sexta-feira)
|
Obediência
e Disciplina
|
Depois do intervalo
|
Novembro
|
03.11 à 20.11 (Quinta-feira)
|
Amizade
|
Depois do intervalo
|
Abertura do projeto: Dia 27.02.2014
às 09:05 às 10:35 h, 14:50 ás 16:20 (
última aula)
Local: No pátio da escola
Apresentação do Projeto |
Guardiões da Escola |
|
|
|
|
Cover Marília Gabriela (Felipe) |
Peça Teatral Vidas Secas |